Margens da comunicação: discurso e mídias

SOARES_Livro

SOARES, Rosana de Lima. Margens da comunicação: discurso e mídias. São Paulo: Annablume, 2009.
Este livro parte da hipótese de que o domínio discursivo, entendido como articulador das relações simbólicas e, por isso, o lugar em que se fazem e desfazem os laços sociais, é o campo privilegiado para estudar comunicação. O desenvolvimento do trabalho apresenta os modos pelos quais a própria conceituação de discurso foi se firmando nos vários campos do saber em que vem a ser um conceito fundamental, como na filosofia e na teoria lingüística, destacando-o da sua apreensão pelo senso comum. Na teoria lingüística, o sujeito gramatical; no domínio da filosofia, como sujeito ontológico; no campo da psicanálise, como sujeito do inconsciente. Assim, cada um dos conceitos de discurso já responde a um certo conceito do que seja o humano e a uma certa concepção das relações entre linguagem e realidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s