Em nome do pai – articulações discursivas em matérias sobre parricídio

SILVA, Mariana Duccini Junqueira da. Em nome do pai – articulações discursivas em matérias sobre parricídio [Dissertação de mestrado defendida na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) em 2007].
Esta pesquisa visa a apresentar as construções discursivas sobre crimes de parricídio em reportagens das revistas semanais brasileiras 
Veja, IstoÉ e Época, num período compreendido entre os anos de 1970 e 2002, totalizando 10 matérias analisadas. A partir dos referenciais teóricos propostos pelas Ciências da Linguagem, Teorias da Enunciação e Análise do Discurso de orientação francesa, buscou-se depreender como as referidas reportagens viabilizam determinados efeitos de sentido, respaldadas por uma vontade de verdade, na terminologia de Michel Foucault. Intentou-se, ainda, verificar de que forma a instância enunciadora mobiliza estratégias para construir sua identidade, em vista do princípio constitutivamente heterogêneo do discurso. As análises efetuadas denotam que, a despeito de as matérias terem sido veiculadas em momentos diversos, ao longo de 32 anos, têm em comum o fato de identificarem a mencionada predisposição de verdade ao lugar do pai, enquanto metáfora das injunções de que emana a própria organização da sociedade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s