Saiu da história para entrar nas revistas: Enquadramentos da memória coletiva sobre Getúlio Vargas em Veja, Realidade e Time

capa_saiu_da_historia.indd

 

CASADEI, Eliza Bachega. Saiu da história para entrar nas revistas: Enquadramentos da memória coletiva sobre Getúlio Vargas em Veja, Realidade e Time. Rio de Janeiro: E-papers, 2009.
Como coloca Carolyn Kitch, “é a partir da mídia que nós adquirimos muito (talvez a maior parte) da nossa noção de História como ‘herança’”. Qual é, então, o uso que está sendo feito dessa herança? Como a era Vargas tem sido utilizada para explicar e dar sentido a eventos da atualidade? Trata-se de uma mera divulgação científica, importante para entendermos como chegamos até aqui, ou trata-se da manipulação de dados históricos para a validação de determinadas visões de mundo? Mais do que isso, por que, após tantos anos depois da morte de um ex-presidente, ele ainda é citado em narrativas jornalísticas para explicar eventos do tempo presente? São estas questões que motivam o presente livro, que busca investigar algumas questões referentes aos usos da história no jornalismo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s