Banca de mestrado sobre fatos históricos e notícias atuais

A pesquisadora Eliza Bachega Casadei, membro do “Midiato – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas“, defendeu sua dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação intitulada “Jornalismo e Ressignificação do Passado: Os Fatos Históricos nas Notícias de Hoje” no dia 11 de agosto de 2010, às 14 horas, na Sala de Defesas do Prédio Central da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Participaram da banca, presidida pela orientadora Profª Drª Mayra Rodrigues Gomes, a Profª Drª Rosana de Lima Soares, da ECA-USP e a Profª Drª. Sandra Lúcia Amaral de Assis Reimão, da EACH-USP.

A pesquisa foi financiada pelo CNPq. Segue, abaixo, o resumo do trabalho:

A veiculação de dados históricos pela imprensa é uma das responsáveis por nossa percepção do passado, como herança, e do presente, como seu efeito. Esta pesquisa propõe o estudo das formas a partir das quais o recurso à história se constitui como uma estratégia de semantização do evento jornalístico, com as regras e as complexidades inerentes às práticas midiáticas. Para isso, investigaremos, de um lado, como o passado circunscreve os eventos do presente relatados pelas narrativas jornalísticas dentro de um conjunto de significados já estabelecidos; e, de outro, como é o próprio acontecimento jornalístico já semantizado que constrói o passado e o futuro que servirão de guia para o entendimento do relatado, erguendo, assim, determinados quadros de significação. Utilizaremos os aportes teóricos e metodológicos da Análise da Narrativa e da Análise do Discurso (através dos conceitos operatórios dos “pressupostos” e “subentendidos”, de Oswald Ducrot). E a partir disso, estudaremos, portanto, a forma pela qual, ao evocar a História, o jornalismo invoca a edificação de lugares de sentido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s