Banca de mestrado sobre massificação, retórica e jornalismo

O pesquisador Rafael Duarte Oliveira Venancio, membro do “Midiato – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas“, defendeu sua dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação intitulada “Massificação e Jornalismo: Retórica e Linguagem no escopo da Comunicação Social” no dia 12 de agosto de 2010, às 14 horas, na Sala da Congregação, no Prédio Central da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Participaram da banca, presidida pela orientadora Profª Drª Rosana de Lima Soares, a Profª Drª Mayra Rodrigues Gomes, da ECA-USP e o Prof. Dr. Cláudio Novaes Pinto Coelho, da Faculdade Cásper Líbero.

A pesquisa foi financiada pelo CNPq (04/2009 a 10/2009) e pela FAPESP (11/2009 a 08/2010). Segue, abaixo, o resumo do trabalho:

O presente trabalho busca analisar, através de um percurso histórico-discursivo, o conceito de massificação dentro das Ciências da Comunicação. Através desse arcabouço construído, o objetivo é analisar as prováveis facetas atuais desse conceito: o jornalismo popularesco – através da análise do Agora São Paulo e do Jornal da Tarde – e das mídias colaborativas digitais. Usando o instrumental dos Estudos da Retórica, da Nova Retórica, da Pragmática do Texto (de Umberto Eco), da Análise do Discurso e da Argumentação Comunicacional, a dissertação busca demonstrar um novo âmbito da questão da massificação: a massa argumentativa, onde a condição massiva não é ontológica a esses membros da massa, o contraponto da elite.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s