Lançada a 11ª edição da Rumores

RuMoRes, revista científica online dedicada aos estudos de comunicação, linguagem e mídias,apresenta sua 11ª. edição refletindo uma preocupação constante das pesquisas na área de comunicações e artes,voltada justamente para os limites entre as práticas comunicacionais e artísticas. Tal desafio de desenhar as fronteiras entre os campos, ou mesmo o debate sobre a necessidade mesma de fazê-lo, está também relacionado às discussões teóricas sobre as transposições entre os diversos gêneros discursivos.

Artigos dessa edição: ‘Jornalismo e meio ambiente: a contribuição dos meios de comunicação e o conceito de sustentabilidade” (Pedro Celso Campos), “Os eventos como estratégia de comunicação nas lutas da cidadania” (Elaine Cristina Gomes de Moraes e Murilo Cesar Soares), “A informação como mercadoria: reflexões sobre os direitos humanos e a cultura da mídia” (Fábio Souza de Cruz e Marcelo Oliveira de Moura), “As narrativas jornalísticas curtas e a metodologia do haicai” (Monica Martinez), “O jornalismo e os jornalistas nas memórias de Nelson Rodrigues” (Adriano de Paula Rabelo), “Estratégias discursivas do pathos na Folha de S. Paulo: a emoção como argumento no jornalismo” (Adélia Barroso Fernandes), “Narrativa biográfica no Twitter: a auto entrevista midiática em @silva_marina” (Mariana Rezende dos Passos), “Narrativas interativas: imersão, participação e transformação no caso da nova tecnologia para games “kinect” (Raul Inácio Busarello, Patricia Bieging e Vânia Ribas Ulbricht), “Sullivan’s travels – The fall (and rise) of an American dreamer” (José Duarte), “Investigações sobre fotogenia: produção de afetos no cinema de John Cassavetes” (Rodrigo Desider Fischer), “Sobre a impureza artística: aproximações entre cinema, música e pintura a partir da cena final de Zabriskie Point” (Eduardo Harry Luersen), “Os filmes-diários de Jonas Mekas: as memórias de um homem que se filma” (Marcelo Ikeda), “Os surdos na televisão: análise dos imaginários sociodiscursivos veiculados em reportagens do Jornal Visual” (Ivan Vasconcelos Figueiredo), “O papel da ficção na construção da imagem” (Nicolás Llano), “Roland Barthes e a comunicação: um resgate necessário” (Flávio Augusto Queiroz e Silva). As resenhas: “Poesia: uma das alternativas”, de Maria Noemi de Araujo e “A história dos homens da imprensa e do poder em São Paulo”, de Eliza Bachega Casadei e Rafael Duarte Oliveira Venancio.

A revista pode ser acessada em www.rumores.usp.br e também está disponível no Univerciência: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/rumores/index.

A chamada de artigos para as próximas edições, em sistema de fluxo contínuo, já está aberta. Os textos ou resenhas devem ser enviados para rumores@usp.br e as normas de envio encontram-se no site.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s