Banca de doutorado de Eliza Casadei

A pesquisadora Eliza Bachega Casadei, membro do Midiato – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas, defenderá sua tese de doutorado em Ciências da Comunicação intitulada “OS CÓDIGOS PADRÕES DE NARRAÇÃO E A REPORTAGEM: por uma história da narrativa do jornalismo de revista no século XX” no dia 12 de março de 2013, às 14 horas, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Participarão da banca, presidida pela orientadora Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes, a Profa. Dra. Rosana de Lima Soares (ECA-USP), o Prof. Dr. Eugênio Bucci (ECA-USP), o Prof. Dr. José Luiz Aidar Prado (PUC-SP), e a Profa. Dra. Bárbara Heller (Unip).

A pesquisa foi financiada pela Capes. Segue, abaixo, o resumo do trabalho:

As mudanças formais na narrativa jornalística nem sempre obedeceram a regras sancionadas institucionalmente, estando ligadas, muitas vezes, a sistemas de escrita tão amplamente utilizados que se tornaram padrões, mesmo que não reconhecidos oficialmente por qualquer organização ou expostas em algum livro escrito. A partir do pressuposto de que as estratégias discursivas utilizadas por jornalistas obedecem, em seus contornos gerais, a determinados modos padrões de narração que instauram códigos de reconhecimento socialmente compartilhados, a presente pesquisa tem como objetivo estudar como esses modos padrões de narração se modificaram ao longo do tempo, instaurando mudanças na narrativa jornalística no decorrer da história da reportagem em revista no século XX no Brasil. Como corpus de trabalho, foram escolhidos os seguintes títulos: Revista da Semana, O Cruzeiro, Fatos e Fotos, Realidade e Manchete, Veja, Época e IstoÉ.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s