Banca de doutorado de Mariana Duccini

A pesquisadora Mariana Duccini Junqueira da Silva, membro do Midiato – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas, defenderá sua tese de doutorado em Ciências da Comunicação intitulada “Ponto de vista a(u)torizado: composições da autoria no documentário brasileiro contemporâneo” no dia 03 de maio de 2013, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Participarão da banca, presidida pela orientadora Profa. Dra. Rosana de Lima Soares, o Prof. Dr Marcius Cesar Soares Freire (IA – Unicamp); profa. Dra. Luciana Salazar Salgado (DL/PPGL – UFSCar); Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes (ECA-USP); e Prof. Dr. Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau (ECA-USP).

A pesquisa foi financiada pela Capes. Segue, abaixo, o resumo do trabalho:

A pesquisa apresenta uma análise sobre as configurações de lugares de autor no documentário brasileiro contemporâneo, considerando os condicionantes históricos que o compreendem como gênero discursivo, ao mesmo tempo em que suscita a investigação dos efeitos de singularidade apreensíveis nos filmes, que remetem a um nome de autor. Propomos uma análise interrelacionada, distribuída em três capítulos, dos documentários Nós que aqui estamos por vós esperamos (1999), de Marcelo Masagão; Santiago (2007), de João Moreira Salles; e Pacific (2009), de Marcelo Pedroso; A pessoa é para o que nasce (2005), de Roberto Berliner; Estamira (2006), de Marcos Prado; e Garapa (2009), de José Padilha; Santo forte (1999), de Eduardo Coutinho; A falta que me faz (2009), de Marília Rocha; e O céu sobre os ombros (2010), de Sérgio Borges.

Deixe um comentário