Pesquisadoras discutem critérios e modos de crítica das mídias

[Publicações do MidiAto]

logo_compos-02

A coordenadora do MidiAto, Profa. Dra. Rosana de Lima Soares (ECA-USP), apresentou, em parceria com Profa. Dra. Gislene Silva (UFSC), o trabalho Para pesar a crítica de mídias no XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), realizado em Salvador (BA), em junho de 2013.

No artigo, as pesquisadoras analisam a reflexões acadêmicas sobre teorias e procedimentos de crítica de mídias no Brasil. Segundo o trabalho, no universo midiático tem sido a televisão que mais provoca diferentes tipos de crítica (acadêmica, jornalística e popular-social), em especial em relação aos seus programas de ficção, com destaque para as telenovelas – raras as críticas e os estudos sobre como fazer a crítica de telejornais, programas de humor, de esporte, de auditório ou reality shows.

Este trabalho traz os primeiros resultados de um projeto de pesquisa maior sobre critérios ou modos de crítica de mídias, inspirado na história de como tradicionalmente o fizeram a crítica de cinema e de literatura.

Referências:

SOARES, Rosana; SILVA, Gislene . “Para pensar a crítica de mídias”. In: XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Junho de 2003.

Palavras-chave: mídias, crítica, cultura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s