Pesquisador do MidiAto fala sobre representações do exótico na TV

[Publicações do MidiAto]

José Augusto Lobato, doutorando do PPGCOM-USP e membro do MidiAto, apresentou o trabalho “A construção da alteridade na TV: estratégias e procedimentos de enunciação do  outro no telejornalismo e na ficção” no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado na Universidade Federal do Amazonas, em setembro de 2013.

O texto propõe uma reflexão teórica sobre as narrativas de alteridade que compõem programas jornalísticos e obras de ficção da TV aberta brasileira. Para isso, são analisadas algumas noções da comunicação informativa – como as de objetividade, atualidade e referencialidade – e as funções e estruturas do texto da telenovela.

Ao fim, são indicados pontos de convergência entre as formas com que esses gêneros constroem representações do outro, com destaque para os jogos de oposição, a produção de efeitos de real e o trabalho com personagens fronteiriças – responsáveis por orientar o processo de tradução pelo telespectador.

Referências:

LOBATO, José Augusto Mendes. “A construção da alteridade na TV: estratégias e procedimentos de enunciação do  outro no telejornalismo e na ficção”. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Setembro de 2013.

Acesse o artigo aqui.

Anúncios

Um comentário sobre “Pesquisador do MidiAto fala sobre representações do exótico na TV

  1. Pingback: Pesquisadores apresentam trabalhos no 36º Intercom, em Manaus | Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s