Veículos jornalísticos usam a censura como forma de promoção

[Publicações do MidiAto]

Ivan Paganotti, pesquisador do Midiato, apresentou trabalho no último Comunicon (Congresso Internacional Comunicação e Consumo), promovido pela ESPM de São Paulo em outubro.

Site do "Estadão" traz especial sobre a censura no jornal
Site do ‘Estado’ traz especial sobre a censura no jornal

O trabalho Promoção pela proibição: valor da censura como marca de distinção na publicidade de veículos e produtos midiáticos” — veja apresentação do artigo aqui — debate casos recentes de autoproclamada censura de O Estado de S. Paulo e da revista Caras, avaliando como a proibição desses veículos pode ser usada na sua própria promoção.

“Além do pacto de confiança concedido pelos leitores em resposta à qualidade, os próprios meios de comunicação buscam forjar uma imagem de críticos incômodos e representantes do interesse público ao ostentar, de modo inusitado, as marcas de processos judiciais. A prova de sua credibilidade, assim, partiria do atestado negativo da censura: se a publicação foi calada, é porque incomodava, não se submetia e era independente”, diz o pesquisador.

A partir dessa hipótese, Paganotti esboça uma redefinição de sentidos pela qual passa o imaginário sobre a censura e sua valorização fetichista como marca de distinção na promoção da imagem de produtos midiáticos.

Referências:

PAGANOTTI, Ivan. “Promoção pela proibição: valor da censura como marca de distinção na publicidade de veículos e produtos midiáticos”. In: Congresso Internacional Comunicação e Consumo. Outubro de 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s