Investigadoras discutem a narrativa sobre a favela no audiovisual

[Publicações do MidiAto]

Debater a favela sob a ótica de cinco produções audiovisuais. Daniele Gross e Paula Paschoalick, do MidiAto, apresentaram dados dessa pesquisana revista GEMInIS, da Universidade Federal de São Carlos. O estudo articula uma análise das narrativas migrantes e suas proposições de perspectivas para o futuro da população favelada brasileiras em obras audiovisuais entre as décadas de 1990 e 2007, período da retomada comercial da produção cinematográfica no país.

Foram analisadas as narrativas fílmicas das produções: “Notícias de uma Guerra Particular”, “Palace II”, “Cidade de Deus”, “Cidade dos Homens” (série) e “Cidade dos Homens” (filme), na tentativa de delinear suas propostas discursivas sobre a favela e principalmente as perspectivas de futuro que cada uma dessas obras apresenta para essa parcela socialmente marginalizada da sociedade.

Referências: 

GROSS, Daniele; PASCHOALICK, Paula. “A favela: narrativas migrantes e perspectivas de futuro em cinco produções audiovisuais”. In: GEMInIS, São Carlos, n. 1, ano 4, 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s