Rosana Soares e Marcius Freire discutem fato e ficção no audiovisual

[Publicações do MidiAto]

cover_issue_37_pt_BRO último número da revista “Comunicação, Mídia e Consumo” (capa ao lado), publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP, traz artigo de Rosana Soares, professora da USP e uma das coordenadoras do MidiAto, em parceria com o professor Marcius Freire, da Unicamp. No trabalho, intitulado História e narrativas audiovisuais: de fato e de ficção, os autores debatem as noções de verdade, objetividade e realidade, entendidas como fundamentais nas formações discursivas constituintes do imaginário contemporâneo e o estatuto das imagens.

Dizem os professores:

O estabelecimento das fronteiras entre fato e ficção tem ocupado, há algum tempo, o campo de estudos do audiovisual. […] Propomos pensar essa questão a partir de um deslocamento: buscar, nos artefatos audiovisuais, os limites entre o que chamaremos de “referencialidade” e aquilo que, por outro lado, coloca-se como “ficcionalidade” no interior de tais artefatos privilegiando narrativas contemporâneas presentes em filmes de ficção, documentários e/ou reportagens que abordem temáticas semelhantes.

Ao fazê-lo, assumimos de modo radical a não disjunção entre fato e fantasia e, de forma mais abrangente, entre realidade e fabulação. Verdade e realidade costumam andar juntas nos discursos que tomam a representação objetiva e fiel do mundo histórico como seu modo de operação, em oposição àqueles tidos como discursos ficcionais. [Buscamos] problematizar as dicotomias comumente atribuídas aos discursos das mídias e destacar um espaço propício à circulação de gêneros híbridos, passíveis de serem ressignificadas pelos espectadores.

Referências: 

FREIRE, Marcius; SOARES, Rosana. “História e narrativas audiovisuais: de fato e de ficção”. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 10, n. 28, 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s