Documentário de compilação é tema de pesquisa de Mariana Duccini

[Publicações do Midiato]

Mariana Duccini, do MidiAto, apresentou o trabalho Imagens que ressignificam histórias: rearticulação de sentidos no documentário de compilação”, no IX Seminário Internacional Imagens da Cultura Cultura das Imagens, realizado na ECA-USP em agosto.

Por meio da análise dos documentários brasileiros “Nós que aqui estamos por vós esperamos” e “Pacific”, a pesquisadora discutiu como “a prática da compilação de fragmentos sonoro-imagéticos em novos discursos fílmicos tende a uma ressignificação de experiências subjetivas e de práticas sociais, questionando os relatos estabelecidos pela historiografia oficial e pelos circuitos midiáticos quanto à produção e circulação de materialidades que conformam os imaginários de determinadas épocas”.

Segundo Duccini, essas obras, ao propor conexões específicas entre uma visualidade e uma significação, “articulam ora um efeito memorialístico que restitui às vidas anônimas a possibilidade de uma inscrição verdadeiramente histórica (‘Nós que aqui estamos por vós esperamos’); ora uma crítica radical quanto aos modos de espetacularização da existência na contemporaneidade (‘Pacific’)”.

Referências:

DUCCINI, Mariana. Imagens que ressignificam histórias: rearticulação de sentidos no documentário de compilação”. In: IX Seminário Internacional Imagens da Cultura Cultura das Imagens, São Paulo, 28 a 30 de agosto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s