Rosana Soares publica dois artigos em parceria com Gislene Silva, da UFSC

Capa da última edição da Famecos
Capa da última edição da Famecos, da PUC-RS

A professora da ECA Rosana de Lima Soares, uma das líderes do MidiAto, publicou dois trabalhos em parceria com Gislene Silva, professora da Universidade Federal de Santa Catarina.

Na última Famecos, revista da PUC-RS, o texto Para pensar a crítica de mídias, fala, em seu resumo que:

A frágil reflexão acadêmica sobre teorias e procedimentos de crítica de mídias no Brasil demonstra um primeiro sinal de vitalidade quando observamos que, apesar de esporádicas, as publicações sobre essa problemática vêm compondo um quadro cumulativo. No universo midiático tem sido a televisão que mais provoca diferentes tipos de crítica (acadêmica, jornalística e popular-social), em especial em relação aos seus programas de ficção, com destaque para as telenovelas – raras as críticas e os estudos sobre como fazer a crítica de telejornais, programas de humor, de esporte, de auditório ou reality shows.

Na Rumores– Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias, publicada pelo MidiAto, as pesquisadoras apresentaram o artigo O método Análise de Cobertura Jornalística e o acontecimento noticioso da doença do ex-presidente Lula, no qual defendem “uma perspectiva teórico-epistemológica”, pela qual entendem “ser metodologicamente viável pesquisar em uma das três instâncias do circuito comunicativo (produção, produto e recepção) dinâmicas que informem sobre as demais”. A partir do pressuposto de que “o acontecimento jornalístico pode ser observado e analisado por meio das marcas que o processo de produção da notícia deixa visíveis no próprio produto acabado”, as professores defendem a hipótese de que “as coberturas jornalísticas, entendidas como estratégias de apuração e angulação, configuram um mesmo acontecimento social em diferentes acontecimentos jornalísticos”.

Referências:

SILVA, Gislene, SOARES, Rosana de Lima. “Para pensar a crítica de mídias”. Famecos, Porto Alegre, v. 20, n. 3, 2013.

SILVA, Gislene, SOARES, Rosana de Lima. “O método Análise de Cobertura Jornalística e o acontecimento noticioso da doença do ex-presidente Lula”. Rumores, São Paulo, v. 7, n. 14, julho-dezembro 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s