Andréa Leite resenha novo livro de Aidar Prado para a Significação

 

Capa da última edição da Significação
Capa do último número da Significação

“Convocação da mais armada”: esse é o título que a pesquisadora do MidiAto Andréa Limberto Leite deu à sua resenha do novo livro do pesquisador José Luiz Aidar Prado, da PUC-SP, Convocações biopolíticas dos dispositivos comunicacionais. O texto foi publicado no último número da revista Significação, publicação do Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP.

A investigadora diz que a obra “nos coloca cruamente diante da problemática do chamado, direcionado aos sujeitos, a integrar discursos em circulação, em que se acomodam também especificamente circulações discursivas com a finalidade de fazer consumir”.

Ela afirma ainda que

a leitura de Convocações biopolíticas dos dispositivos comunicacionais interessa para pensarmos como lidar com a política das imagens e da palavra no sentido que encarnam dispositivos de visibilidade. Podem derivar disso também uma maior autoconsciência sobre os termos das equações imaginárias que nos engajam e a abertura para que se lide com a figura de um Outro ameaçador. Nessa perspectiva, entendemos a necessidade do trabalho com as dinâmicas de consumo, associada à lógica de circulação discursiva, em que o “Consumo é o nome da ação de resposta pragmática às modalizações dos dispositivos” (PRADO, 2013, p. 161)

Referências:

LEITE, Andréa Limberto. “Convocação da mais armada” (Resenha). Significação, São Paulo, v. 40, n. 40, 2013.

Anúncios

Um comentário sobre “Andréa Leite resenha novo livro de Aidar Prado para a Significação

  1. Pingback: Elisa Casadei resenha livro de Aidar Prado na Comunicação, Mídia e Consumo | Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s