Rosana Soares e Eduardo Vicente analisam o negro em trilhas de novelas

A revista Novos Olhares (Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos), do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP, traz, em sua última edição, o artigo “O folhetim e a canção: a representação do negro e das identidades periféricas na televisão brasileira”, de Eduardo Vicente, professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA-USP, e de Rosana Soares, professora da ECA e uma das líderes do MidiAto.
97ebf8346113c0bf424525036b5e38a1
Primeira versão de ‘Pecado Capital’, analisada no artigo

No resumo da obra, os autores dizem que:

[pretendem fazer] uma discussão acerca da forma pela qual as trilhas musicais das novelas expressam, nem sempre em absoluta consonância com as narrativas a que estão vinculadas, a questão da representação do negro na televisão brasileira. Com esse objetivo, buscamos realizar uma análise da relação entre as telenovelas produzidas pela Rede Globo de Televisão a partir década de 1960 com as trilhas musicais que as acompanharam, formadas inicialmente por canções compostas especialmente para essa finalidade e, posteriormente, por coletâneas musicais. Por essa via, [o artigo] se propõe a analisar a produção televisiva nos termos de suas transformações e de sua função identitária, apoiando-se nos estudos culturais e nas teorias do discurso, além dos campos do audiovisual em suas formas verbais, visuais e sonoras.

O artigo foi apresentado, originalmente, no XIII Congresso Internacional Ibercom – Comunicação, Cultura e Esferas de Poder, realizado na Faculdade de Ciências da Comunicação (Universidade de Santiago de Compostela, em maio de 2013.

Referências:

VICENTE, Eduardo; SOARES, Rosana. “O folhetim e a canção: a representação do negro e das identidades periféricas na televisão brasileira. Novos Olhares, São Paulo, v. 2, n. 2, 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s