Mayra Gomes e Ivan Paganotti publicam em revista portuguesa

Sem títuloA professora Mayra Rodrigues Gomes, uma das líderes do Midiato, e Ivan Paganotti, investigador do grupo, publicaram artigo em inglês no último número da revista “Media & Jornalismo”, de Portugal, sobre a censura brasileira de “A Serbian Film”. O artigo, chamado de “Censorship beyond classification: the Brazilian reception of A Serbian Film”, pode ser lido aqui.

No resumo, os autores dizem que o trabalho apresenta resultados parciais de suas pesquisas sobre “as formações discursivas
que inspiraram o Manual da nova classificação indicativa, um conjunto de regras que guia a classificação de produções artísticas  e culturais como filmes, programas televisivos etc.”. No artigo, Gomes e Paganotti avaliam “a classificação de A Serbian film, um recente e polêmico processo no cenário brasileiro devido à recusa do Ministério da Justiça em proibir a exibição do filme”.

O texto relaciona-se com uma “pesquisa sobre censura, apoiada pela Fapesp, baseada em processos de censura, partindo da investigação de termos censurados, suas categorias, pressupostos e subentendidos, além da investigação da opinião pública sobre as intervenções dos censores, assim como as manifestações jornalísticas sobre essas questões”.

Referências:

GOMES, Mayra Rodrigues; PAGANOTTI, Ivan. “Censorship Beyond Classification: The Brazilian Reception of a Serbian Film”. Media & Jornalismo, Lisboa, n. 23, v. 12, n. 1, 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s