No Intercom Sudeste, José Augusto Lobato discute alteridade na TV

O doutorando do PPGCOM-USP e pesquisador do MidiAto José Augusto Lobato apresentou trabalho no 19º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste), organizado pela Universidade de Vila Velha, no Espírito Santo, em maio.

Intitulado “As narrativas de alteridade no telespaço público: sobre imagens, representações sociais e a fixação do outro na TV brasileira”, o artigo faz parte de uma pesquisa que busca mapear os procedimentos de construção da alteridade no telejornalismo e na ficção seriada, com foco em grandes reportagens e telenovelas.

download

Com base em noções como as de representação social (Moscovici), imagem técnica (Flusser), videosfera (Debray), telerrealidade (Sodré) e telespaço público (Bucci), o artigo propõe o conceito de narrativa de alteridade como caminho para estudar os enunciados televisivos que tratam de outros países ou mesmo de biomas exóticos do Brasil. Para isso, são discutidas aplicações práticas e procedimentos comuns do jornalismo e da ficção para abordar tais universos – como os jogos de oposição, o uso da função testemunhal e a estereotipia.

O trabalho foi apresentado na divisão temática Comunicação Audiovisual. Para acessá-lo trabalho, clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s