Rosana Soares e Andrea Limberto publicam texto na PragMATIZES

“Tramas do outro nas telas do discurso: circulação audiovisual e consumo cultural”: esse é o título do artigo de Rosana Soares, uma das líderes do MidiAto e professora da ECA/USP, e de Andrea Limberto, pós-doutoranda também na ECA e membro do MidiAto, publicado na PragMATIZES – Revista Latino Americana de Estudos em Cultura.

A revista, coordenada pelo curso de produção cultural e pelo mestrado em cultura e territorialidades, da Universidade Federal Fluminense, tem como foco questões de planejamento e gestão cultural; linguagens e expressões artísticas; e teorias da arte e da cultura.

No artigo, as autoras analisam, articulações discursivas em torno da questão da invisibilidade social, sobretudo em documentários brasileiros recentes (Elena, Cidade cinza, Olhe pra mim de novo), de cunho realista. Segundo o resumo do texto, o empenho realista opera “um movimento de afirmação dos sujeitos representados, aprovando-os como se eles fossem, no âmbito do filme e no âmbito da vida, exatamente como mostrados nos filmes. Este tem sido um desafio teórico para os estudos fílmicos desde o estabelecimento da noção de uma sintaxe do visível. Ainda que exista uma barreira lógica para a representação de sujeitos em situação de invisibilidade, isso de nenhum modo tem impedido que ela seja tematizada frequentemente pelo discurso cinematográfico. Tampouco tem impossibilitado que certas políticas da representação operem como marcas sobre determinados sujeitos, supostamente periféricos, atuando como estandartes de identidades minoritárias nos modos de tornarem-se visíveis em cena”.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Assista abaixo ao trailer de Elena, um dos filmes estudados:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s