Estudos em Jornalismo e Mídia publica textos de pesquisadores do MidiAto

cover_issue_2108_pt_BRA revista Estudos em Jornalismo e Mídia, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, publica, em seu último número, um dossiê sobre os “50 anos do Golpe Militar de 64” (capa ao lado), que contou com a participação de investigadores do MidiAto.

Seane Alves Melo, mestranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e Mayra Rodrigues Gomes, professora da ECA/USP e uma das líderes do MidiAto, publicaram “Atentados à liberdade de expressão? Uma análise dos casos de violência contra jornalistas no Brasil”, em que problematizam a questão ética que perpassa dois registros violentos contra profissionais da imprensa registrados em 2012 e 2013. Para isso, as autoras analisam questões relacionadas à liberdade de expressão e de imprensa, às condições de trabalho e às restrições profissionais do jornalismo brasileiro.

“A ditadura militar revisitada de 10 em 10 anos através de imagens: as fotografias de arquivo e a urdidura das reportagens de rememoração” é o nome do trabalho de Eliza Bachega Casadei, professora da Unesp de Bauru. No resumo do trabalho ela diz que analisa “as fotografias de arquivo divulgadas nas matérias de rememoração da ditadura militar brasileira na revista Veja, publicadas nos aniversários decenais do golpe de 1964, a partir dos pressupostos metodológicos da retórica da imagem”.

Por fim, o professor da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) Rafael Duarte Oliveira Venancio publica “Outros mundos do futebol: o exercício do isomorfismo linguístico na crônica esportiva”, em que observa “como a crônica esportiva de futebol (especialmente a produção textual de Nelson Rodrigues e José Lins do Rego) consegue engendrar, em sua narrativa, mundos possíveis que, mesmo com atributos ficcionais, se vinculam à referencialidade dos fatos ocorridos no esporte”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s