Juliana Doretto discute as definições do jornalismo infantil na Ciberlegenda

cover_issue_37_pt_BRA última edição da revista Ciberlegenda, publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, publicada neste mês de julho, traz artigo de Juliana Doretto, doutoranda na Universidade Nova de Lisboa e investigadora do MidiAto. No artigo, Doretto tenta delinear algumas características definidoras do jornalismo para crianças, a partir do cenário luso-brasileiro.

Leia abaixo o resumo do texto, intitulado “Jornalismo para a infância: uma proposta de definição”:

Este trabalho é derivado de pesquisa de doutoramento (bolsa Capes 0860/13-1), que trata, em perspectiva comparativa, do jornalismo infantil no Brasil e em Portugal. Neste trabalho, propomos uma forma de definir esse jornalismo como algo além de uma produção que tenha as crianças como público.
Utilizamos a análise multimodal (KRESS & VAN LEEUWEN, 2001) como forma de identificar pontos que, ultrapassando diferenças culturais e de linhas editoriais, compõem características de base do jornalismo para crianças. Desse quadro, surge uma produção jornalística que repete velhas concepções de infância — a criança que não se representa, que brinca e estuda, mas não pensa sobre questões mais profundas do mundo em que vive — e reduz as diversas infâncias contemporâneas a um modelo de infância bem cuidada.

O trabalho está disponível, na íntegra, aqui. Neste número, a Ciberlegenda discute, com outros cinco artigos, “a relação entre Brasil, Portugal e demais países lusófonos nas pesquisas de comunicação” (veja capa acima).

Doretto tem ainda um blog em que registra algumas notas sobre sua pesquisa, chamado O Jornalzinho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s