Ivan Paganotti fala sobre a página ‘Diário de Classe’ na Rizoma

Isadora Faber, autora do 'Diário de Classe'
Isadora Faber, autora do ‘Diário de Classe’

O investigador do MidiAto Ivan Paganotti, doutorando na ECA/USP, é autor de um dos artigos publicados pela última edição da Rizoma, publicação do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul.

No texto “Disputa pela visibilidade do espaço escolar em redes sociais: boletins escolares e de ocorrência na página ‘Diário de Classe’”, Paganotti avalia o diário virtual, no Facebook, da estudante Isadora Faber, de 13 anos, que critica as condições de sua escola em Florianópolis (SC).

Ele diz que, nos espaços virtuais de socialização, “conflitos das salas de aulas superam os muros da escola. Essa tensão entre alunos e docentes, entretanto, pode ser uma oportunidade para a escola reafirmar seu papel crítico a partir do debate mediado com alunos sobre a adoção de tecnologias de impacto social”.

Porém, nesse caso, Paganotti afirma que, ainda que a escola tenha encontrado “uma grande oportunidade para discutir os impactos da mídia e os potenciais de sua apropriação pelos jovens estudantes”, “os mecanismos pedagógicos adotados não foram eficientes e acirraram as disputas, ao invés de construir um espaço de debate”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s