José Augusto Lobato fala da experiência de alteridade pela mídia

O doutorando do PPGCOM e pesquisador do MidiAto José Augusto Lobato apresentou, no VIII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura, o trabalho “A vivência de alteridade na narrativa televisiva: imagem, experiência e representação nos discursos jornalísticos e de ficção seriada”. Com o tema Mídia e Alteridade, o encontro foi organizado na Universidade de Sorocaba, nos dias 7 e 8 de outubro, em parceria com docentes do PPGCOM-USP.

Partindo de referenciais das ciências da linguagem e dos estudos culturais e sobre imagem, o trabalho propõe a noção de narrativa de alteridade para repensar o estatuto da experiência do Outro por meio das representações midiáticas, com ênfase nos gêneros jornalístico e de ficção seriada.

São examinados alguns procedimentos comuns a esses formatos, como a produção de efeitos de real, o uso da singularização e a referencialidade como estratégia de autenticação da narrativa, cruzando-os à discussão sobre as posturas no contato com o Outro e a demarcação de fronteiras identitárias pela linguagem.

O trabalho e os anais do evento serão disponibilizados no site da Uniso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s