Mariana Tavernari debate a cibercultura e o interator na Alaic

Participantes do último congresso da Alaic
Participantes do último congresso da Alaic, no Peru

Mariana Tavernari falou sobre as “Perspectivas da cibercultura e a experiência do interator nas narrativas do digital” durante o 12º congresso da Alaic (Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação). O evento ocorreu em Lima, no Peru, no segundo semestre de 2014.

Leia o resumo do trabalho, apresentado no GT Discurso e Comunicação:

 A centralidade da cibercultura – em suas especificidades relacionadas à digitalização – na vida contemporânea manifesta-se não apenas na potencialidade dos dispositivos tecnológicos, mas também em sua dimensão social, cultural e epistemológica (Macek, 2005; Matrix, 2006). Neste artigo evidenciamos o papel das mídias digitais e suas características (Lévy, 1999) para a formação de experiências narrativas digitais (Murray, 2003; Ryan, 2006), classificadas aqui em uma tipologia baseada em modos de articulação discursiva (Foucault, 1986) e processos de agenciamento (Machado, 2007) que configuram diferentes tipos de narrativas representativas do imaginário da cibercultura. Com a finalidade de analisar essas tipologias segundo diferentes graus de interatividade e participação do interator (Bolter e Grusin, 2000) foi utilizada metodologia baseada em um processo de observação das recorrências sintáticas, semânticas e pragmáticas (Charaudeau e Maingueneau, 2004) dos discursos que as marcam.

Além de membro do MidiAto, Mariana é doutoranda do Programa de Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP (com bolsa da Capes). Os anais do evento ainda não foram publicados.

 

Deixe um comentário