MidiAto promove o simpósio ‘Por uma crítica do visível’

cartaz-versaofinal-painel-baixaNo II Simpósio Linguagem e Práticas Midiáticas: Por uma crítica do visível, os pesquisadores do MidiAto (Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas) apresentam trabalhos que abordam diferentes perspectivas da tradição crítica, com foco no debate sobre a imagem.

Pensamos como objetos imagéticos não apenas as imagens convencionais, vindas dos campos midiáticos, mas também conceitos como imaginário, imagem mental e representações sociais. Ou seja, a imagem apresenta a perspectiva de mundo que a engendra, o que implica uma visualidade.

Como crítica, apontamos que criticar significa desenhar os limites que colocam o objeto em crise. Pressupõe, assim, apontar os endereçamentos que partem de cada objeto, evitando ficar concentrado em suas relações textuais mais intrínsecas.

Nos trabalhos discutidos nesse seminário, dividido em dois dias (25 de novembro e 2 de dezembro), buscaremos analisar a crítica no sentido de a colocar em crise e de operar no resgate de seu movimento de ruptura.

O evento acontece no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP, no auditório Freitas Nobre, das 14h às 18h30. A programação será divulgada em breve.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s