MidiAto apresenta proposta pedagógica em simpósio na USP

Apresentação do projeto do MidiAto
Apresentação do projeto do MidiAto no evento

A proposta pedagógica baseada na ferramenta Wiki, que desde 2005 envolve pesquisadores do MidiAto em diferentes níveis de formação, foi tema de discussões no III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação da USP, realizado em 26 de novembro de 2014, no auditório Francisco Romeu Landi, na Poli/USP. O projeto, liderado pelas professoras Mayra Rodrigues Gomes e Rosana de Lima Soares, foi apresentado pela pós-doutoranda Andrea Limberto Leite e pela mestranda Nara Lya Cabral.

O evento teve como objetivo divulgar e colocar em discussão propostas de inovação voltadas ao ensino na graduação desenvolvidas por docentes da universidade. Com o título “Wiki: uma experiência pedagógica”, o trabalho apresentado pelas pesquisadoras do MidiAto integrou a seção “Uso das Tecnologias de Informação (TICs) no Ensino de Graduação” e percorreu todo o histórico do projeto, tratando também do pano de fundo conceitual que lhe dá suporte.

Wiki: uma experiência pedagógica

O trabalho tratou das experiências de ensino e pesquisa conduzidas, desde 2005, pelo MidiAto, junto às disciplinas de Ciências da Linguagem, oferecidas a graduação em Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP, com a adoção da ferramenta interativa desenvolvida pela Wikimedia Foundation, MediaWiki. O Wiki consiste em um software livre gerenciador de conteúdos com abertura para edição de texto colaborativa e propício à escrita de hipertextos coletivos. Como estratégia pedagógica, a ferramenta, por sua riqueza de possibilidades, logo passou a constituir-se como laboratório e desenhou-se como projeto de pesquisa.

Trabalhamos com a adoção da ferramenta Wiki em sala de aula tendo em vista a abertura de possibilidades propiciada pelas tecnologias digitais em relação à produção textual. Com o Wiki, buscamos questionar os parâmetros da linearidade do texto, tendo em vista a apresentação de uma estrutura ramificada, e investigar a problemática da autoria, se supomos que uma das principais características dessa ferramenta é a autoria coletiva, princípio que define sua função.

A partir do segundo semestre de 2013, com base na experiência pregressa com o programa MediaWiki, foi criada uma nova plataforma online própria para a produção textual dos alunos das disciplinas de Ciências de Linguagem. Para essa nova fase da pesquisa, foi desenvolvido o site Jorwiki (http://www.usp.br/cje/jorwiki), idealizado de modo a conservar os recursos fundamentais da ferramenta wiki.

A adoção de ferramentas digitais tem se mostrado de grande relevância e interesse, tanto no trabalho com o ensino, quanto para a pesquisa e, ainda, nas atividades de extensão. Elas permitem falar à comunidade USP e, ao mesmo tempo, extrapolar suas fronteiras. A dimensão do que seja extensão (estender o alcance de um conhecimento para além das fronteiras acadêmicas) se agiganta quando se trata de um trabalho que direciona sua divulgação ao digital.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s