RuMoRes: Vander Casaqui debate o empreendedorismo social em Portugal

De autoria de Vander Casaqui, professor do PPGCOM-ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), de São Paulo, o artigo Ideologia do empreendedorismo social: representações do trabalho em tempos de crise do Estado Social português é um dos trabalhos que compõem a  nova edição da revista RuMoRes, do MidiAto.

O texto se volta para discursos das instituições que tratam do empreendedorismo social em Portugal e conclui que “a concorrência [entre eles] opera na disputa pelo poder de liderar projetos de futuro, de apontar os caminhos no cenário de indefinição, de insegurança, de crise”. Abaixo, veja o vídeo de divulgação do último concurso Ideias de origem portuguesa, uma das iniciativas de destaque do terceiro setor luso.

Leia ainda o resumo do trabalho:

No contexto do novo espírito do capitalismo (BOLTANSKI; CHIAPELLO), bem como da crise da identidade laboral (DUBAR), temos como objeto deste estudo os discursos sobre o empreendedorismo social extraídos de sites de organizações portuguesas, como o Instituto do empreendedorismo social (IES), e de projetos como o Mapa da inovação e empreendedorismo social (MIES), apoiado pela Comissão Europeia. O objetivo é compreender as estratégias discursivas e deslizamentos de sentido em torno do papel do empreendedor social no cenário português contemporâneo. A metodologia está baseada na abordagem teórico-metodológica da Análise de Discurso de linha francesa e na filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin.

 

 

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