RuMoRes: Trento e Venanzoni discutem ‘afeição’ e ‘afeto’ em Spinoza

Afetos contemporâneos e comunicação – algumas perspectivas é o título do texto de Francisco Beltrame Trento e Thiago Siqueira Venanzoni. O trabalho é um dos que compõem o número 16 da revista da nova edição da revista RuMoRes, do MidiAto.

Francisco Trento é doutorando na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e bolsista do CNPq. Thiago Venanzoni é mestrando na ECA-USP e bolsista da Fapesp, além de membro do MidiAto.

O artigo tem como objetivo discutir um método de análise da comunicação pelos conceitos de “afeição” e “afeto” em Spinoza, a partir do comentário de Gilles Deleuze. Segundo o resumo do texto,

Visa-se, dessa forma, abrir debate para uma fenomenologia dos afetos, presenciado, sobretudo, nos meios maquínicos de comunicação. Até por esse motivo, classificamos o método a ser apresentado como uma projeção contemporânea dos conceitos modernos de Spinoza. Em um segundo momento, propomos pensar a comunicação a partir dos afetos e agenciamentos para além do “humano”, adotando uma ontologia achatada que dialogue com a possibilidade das comunicações entre coisas ou seres viventes. Para isso, ainda que de maneira muito concisa, traremos algumas discussões da “ontologia orientada às máquinas” (BRYANT, 2014) ou a “ontologia orientada aos objetos” (HARMAN, 2011).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s