RuMoRes: programa Central da periferia é tema de Denise Prado

As práticas culturais no Central da periferia: características e argumentos de valor: esse é o título do texto de Denise Figueiredo Barros do Prado, que faz parte do novo número da revista RuMoRes, de responsabilidade do MidiAto.

Professora do departamento de Jornalismo da Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto), Denise fala sobre o  projeto televisivo Central da periferia [veja vídeo abaixo], apresentado por Regina Casé em 2006 e transmitido pela Rede Globo, que tinha como objetivo “ampliar a voz de toda essa gente e também para discutir o quê que é centro e o quê que é periferia”, segundo a atriz e apresentadora.

Leia o resumo do trabalho:

Apresentamos, aqui, como são realizadas a caracterização e a construção do valor das práticas culturais de grupos considerados periféricos no projeto Central da periferia. Percebemos que a caracterização das práticas culturais apresentadas revela elementos como o enraizamento no cotidiano, a forte ligação com a comunidade local, o surgimento de um sistema alternativo de circulação de suas produções, seu potencial expressivo e a presença das tecnologias midiáticas no cerne da cadeia produtiva. Associado a isso, os argumentos que alicerçam o valor cultural de tais práticas assentam-se, principalmente, sobre as potencialidades que essas práticas têm de alterarem as condições materiais de vida, os padrões de ação e de serem dotadas de potencial expressivo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s