RuMoRes: artigo investiga o jornalismo midiatizado na Amazônia

Página do programa Balanço Geral Marabá no YouTube
Página do programa Balanço Geral Marabá no YouTube

Para além do sensacionalismo: dimensões identitárias e jornalismo midiatizado na Amazônia é o nome do artigo de  Regina Lúcia Alves de Lima e Antônio Carlos Fausto da Silva Júnior, que faz parte do novo número da revista RuMoRes, publicada pelo MidiAto.

Regina é professora do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará e Silva é mestrando no mesmo programa. O texto aborda o programa  Balanço geral, da TV afiliada à rede Record em Marabá, sudeste do Pará.

Leia o resumo do trabalho:

A mídia não está imune à midiatização. Esse campo vem reinventando as próprias narrativas com o intuito de gerar maiores afinidades discursivas junto aos receptores e interagir ainda mais com a sociedade. Este artigo se propõe a analisar as estratégias discursivas do que convencionamos chamar de jornalismo midiatizado, com o objetivo de constatar como as dimensões identitárias se revelam nesse dispositivo discursivo. Para tanto, debruçamo-nos sobre três edições do Balanço geral, produzido pela emissora afiliada da TV Record no município de Marabá, sudeste do Pará. Consideramos que as gírias, as imagens e as trilhas sonoras utilizadas no programa são sintomáticas das tentativas da mídia de se ajustar a uma Amazônia urbanizada e industrializada, para além do sensacionalismo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s