RuMoRes: artigo aborda as mulheres no telejornalismo cultural

2u8mln1241_2vrbha7tbp_file
Roberta Piza e Carla Cecato, apresentadoras do Fala Brasil, analisado no texto

De autoria de Ana Carolina Rocha Pessôa Temer e Mônica Rodrigues Nunes, o artigo Conteúdos culturais do telejornalismo e a presença das mulheres jornalistas faz parte do novo número da revista RuMoRes, do MidiAto, lançado neste início de ano.

Ana Carolina é professora do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás e Mônica é professora da ECA/USP.

Leia o resumo do trabalho:

Este trabalho aborda a notícia cultural (informações sobre cultura) veiculada em três telejornais matinais de emissoras de sinal aberto brasileiras: Fala Brasil (Rede Record), Notícias da manhã (SBT) e Bom dia Brasil (Rede Globo). Trata-se de um estudo comparativo que parte do desenvolvimento histórico do jornalismo cultural e do jornalismo feminino no Brasil para enfocar as características da cobertura de notícias culturais e os critérios utilizados para a seleção delas no telejornalismo contemporâneo. Como elemento complementar, analisamos o papel de mulheres profissionais de telejornalismo na veiculação de assuntos ligados à cultura. Nesse sentido, pretende-se um debate sobre o jornalismo cultural, sua presença no telejornalismo e a presença da mulher jornalista no telejornalismo.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s