RuMoRes: programa Sagrado, da rede Globo, é tema de estudo de recepção

Os possíveis sentidos do pluralismo religioso: uma análise do programa Sagrado da Rede Globo é o título do trabalho de Robéria Nádia Araújo Nascimento e Emilson Ferreira Garcia Júnior que faz parte do novo número da RuMoRes, publicada pela MidiAto.

Robéria é professora titular do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba e Garcia é mestrando em Ciências da Informação na Universidade Federal da Paraíba. O texto é fruto da pesquisa intitulada “Em nome de uma fé plural: a diversidade religiosa do programa Sagrado da Rede Globo” [veja vídeo abaixo]. O estudo mostrou que o vínculo entre mídia e religião reflete o intenso processo de influência dos dispositivos de comunicação no ambiente social.

RuMoRes lança edição 16, sobre formações identitárias e discursos imagéticos

Leia ainda o resumo do trabalho:

Este artigo deriva da pesquisa intitulada Em nome de uma fé plural: a diversidade religiosa do programa Sagrado da Rede Globo, que analisou a repercussão do pluralismo religioso no contexto local. Através de entrevistas com especialistas das denominações religiosas exibidas no programa e com estudantes do curso de comunicação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o estudo de recepção apontou o que Martín-Barbero (2009) denomina “mercado amplo de ofertas comunicacionais” decorrrentes da midiatização religiosa. Os resultados do estudo indicam que o programa Sagrado cumpre importante papel na propagação das principais vertentes religiosas, mas o tempo de sua exibição é insuficiente para influenciar a formação identitária do público que a ele assiste e para uma discussão aprofundada em torno do pluralismo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s