Na Novos Olhares, dossiê sobre cosmopolitismo traz textos do MidiAto

Capa da nova edição da revista
Capa da nova edição da revista 

A última edição da Novos Olhares, revista de estudos sobre práticas de recepção a produtos midiáticos da ECA/USP, traz dois artigos de pesquisadores do MidiAto. Os trabalhos fazem parte do dossiê “Cosmopolitismos”, que reúne textos vinculados ao GT Cultura das Mídias do encontro anual da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação).

Claudio Coração, professor da Ufop ( Universidade Federal de Ouro Preto), e Rosana de Lima Soares, uma das líderes do MidiAto e professora da ECA/USP, assinam o texto Retrato invulgar do cotidiano e subversão de gêneros no cinema de Anna Muylaert (113-124). O trabalho analisa os longas-metragens “Durval discos” (2002) e “É proibido fumar” (2009), de Anna Muylaert, e “busca compreender de que modo os dois filmes dinamizam o urbano e sua representação em uma linguagem de forte alcance subversivo, na medida em que a experiência fílmica desconstrói as noções preestabelecidas de composição cênica”.

Doutorando na ECA/USP, Felipe da Silva Polydoro é o autor de Sob o risco do natural: acidente e repetição em flagrantes de desastres da natureza (70-77). O resumo do artigo diz que “os registros anônimos em vídeo estão entre os documentos visuais preponderantes no relato e na memória de episódios recentes envolvendo desastres naturais. Vistas isoladamente, estas imagens dotam-se de um duplo regime: a objetividade documental na reprodução do fato, a subjetividade de uma câmera-olho instável que remete ao sensório”.

Veja a edição completa da revista: http://www.revistas.usp.br/novosolhares/issue/view/7015

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s