Simpósio Por uma crítica do visível divulga caderno de resumos

capaO MidiAto divulga nesta quarta (4) a versão definitiva dos caderno de resumos do II Simpósio Linguagem e Práticas Midiáticas: Por uma crítica do visível. A publicação traz um texto de apresentação e os resumos expandidos de 15 trabalhos, realizados por 24 pesquisadores. O evento ocorreu em dois dias, 25 de novembro e 2 de dezembro de 2014.

Leia abaixo trecho do texto de apresentação da publicação:

O Simpósio foi voltado aos estudos da imagem, em que a questão da crítica, mais do que um tema, representa um posicionamento teórico e metodológico a partir do qual realizar as análises, somado a outros aportes conceituais. Isso não implica, necessariamente, trabalhar apenas com imagens visuais ou audiovisuais, como fotografia, cinema ou televisão, nem apenas com o registro ficcional, embora isso também tenha sido feito. Pensar a imagem inclui o vasto campo das representações sociais, das construções imaginárias, do fantástico, das figurações mentais e tantos outros conceitos que dão conta daquilo que circula fazendo laço social para além de traços elementares. E podemos pensar no próprio texto como imagem, nos infográficos, na internet, nas telas de pintura, nos meios digitais, e em
tantas formas imagéticas verbais e/ou visuais. A variedade é um ponto valorizado para termos um panorama rico e plural dentro do que se propõe.

Cada um dos trabalhos foi pensado a partir de uma perspectiva referente à tradições críticas correntes, de modo a explorarmos as diversas possibilidades desse campo, fomentando o debate em torno dele. Foram norteados alguns pontos que são preocupações da crítica e que puderam ajudar a direcionar os objetos selecionados:

1. A análise da produção crítica em si, como um campo disciplinar.
2. A questão de especialistas e produtores autorizados a fazer a crítica.
3. A questão da audiência e do público.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s