Mariana Tavernari defende tese sobre narrativas da cibercultura na ECA

Mariana Tavernari (à esq.), investigadora do MidiAto, defende na ECA/USP, na próxima segunda (6 de abril), sua tese de doutorado, intitulada “Narrativas da Cibercultura: Representações da técnica, articulações discursivas e processos de agenciamento”. O trabalho, que foi orientado pela professora Rosana de Lima Soares, uma das líderes do MidiAto, será apresentado e debatido às 14h.

Leia abaixo o resumo da tese:

A centralidade da cibercultura na contemporaneidade manifesta-se não apenas na potencialidade dos dispositivos tecnológicos no cotidiano, mas também em sua dimensão social, cultural e epistemológica como formação discursiva. Nesta tese propomos uma análise crítica das narrativas ciberculturais, práticas midiáticas cristalizadas nas tramas convergentes da comunicação, da cultura e da tecnologia na sociedade contemporânea. Tais narrativas são investigadas em seus componentes de articulação discursiva e processos de agenciamento atrelados a representações da técnica, configurando diferentes tipos de narrativas representativas do imaginário da cibercultura, organizadas em torno de complexos exploratórios e ontológicos da narrativa.

Tais dimensões técnicas, éticas e estéticas das narrativas ciberculturais promovem geometrias e poéticas diferenciadas, evidenciando um continuum dos diversos modos de narratividade, dando mais ou menos espaço ao interator, permitindo a segmentação de crenças e a cristalização de imaginários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s