Em congresso, José Augusto Lobato analisa imaginários do idoso na TV

Sem título2

José Augusto Lobato, doutorando do PPGCOM-USP e pesquisador do MidiAto, e Mayara Lobato, doutoranda pelo PPGCOM-ESPM, apresentaram trabalho que analisa os imaginários e sentidos sobre a velhice no telejornalismo, no 1º Congresso Internacional de Novas Narrativas.

O evento, que segue até o fim da tarde desta sexta (12) na Escola de Comunicações e Artes da USP, propõe investigações sobre os diversos processos narrativos em comunicações e artes, com mesas temáticas sobre aspectos como jornalismo, consumo e comunicação nas organizações.

A dupla apresentou o trabalho “Telejornalismo, consumo e as representações do envelhecimento: um estudo sobre os discursos da terceira idade em ‘Globo Repórter'”. O texto discute as estratégias de produção de sentido e as estruturas narrativas que envolvem a figuração do idoso como personagem e pauta da reportagem jornalística. Confira, a seguir, o resumo do texto:

Este artigo propõe uma análise sobre os discursos jornalísticos que abordam os processos de envelhecimento, identificando, nestes, a produção de novos sentidos e imaginários sobre o idoso, com foco em aspectos como longevidade, bem-estar, inclinação para o lazer e atividade profissional. Para isso, tomamos como objeto de discussão duas edições do programa “Globo Repórter”: “Mapa da longevidade nacional”, exibida em 2006, e “A vida sem limites”, de 2013. Notamos que, em sintonia com a integração desse público ao universo do consumo, da economia e dos bens simbólicos, “Globo Repórter” propõe, nos programas examinados, a reconfiguração de sentidos, discursos e representações sociais associados à terceira idade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s