Fernanda Budag participa de congresso em Luxemburgo

Ilustração de  David Plunkert, símbolo do evento
Ilustração de David Plunkert, símbolo do evento

Congresso da Associação Francesa de Semiótica, que ocorre entre os dias 1 e 4 de julho na Universidade de Luxemburgo, terá a participação da investigadora do MidiAto Fernanda Elouise Budag.

Doutoranda na ECA/USP, Fernanda apresentará o trabalho “Série televisiva e construção estética: uma análise semiótica”, no dia primeiro de julho. Leia abaixo o resumo do texto:

A linguagem das séries televisivas como mediação está na base de nossas reflexões e é ponto de partida para mobilizarmos conceitos da semiótica para uma análise da série de TV norte-americana Once upon a Time. Trata-se de uma série que estreou, em seu local de origem, na rede de televisão ABC, em outubro de 2011, e está atualmente na quarta temporada. Sua narrativa é construída a partir do uso de inúmeras referências que compõem o imaginário de contos de fada e reinos encantados, ao mesmo tempo em que opera uma transposição desse repertório para o contexto real e atual. A narrativa inicia no Reino Encantado, com o casamento de Branca de Neve e Príncipe Encantado. Mas uma maldição da Rainha Má transporta os personagens para um lugar onde suas vidas e lembranças seriam roubadas, sem mais finais felizes: o Mundo Real. Assim sendo, sem terem conhecimento de que são personagens de contos de fadas, estão todos presos em uma cidade real e atual chamada Storybrooke. E assim a história se desenrola com o intercalar dos dois mundos. Portanto, mais especificamente, estamos interessados em fazer emergir sentidos operando uma análise semiótica da construção estética do Mundo Real e do Reino Encantado. Buscamos identificar, exatamente, os elementos que estão aí colocados e como eles aparecem para constituir – e fazer sentido – cada um desses universos. A semiótica é introduzida como ferramenta metodológica e teoria dos sentidos que ajuda a compreender o objeto de estudo em questão. Para tanto, assumimos um quadro teórico que dialoga com Greimas e demais leitores afins.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s