No dia 30, ciclo Cartografias da Crítica fala de mundanidade e jornalismo

Na próxima terça, 30 de junho, o MidiAto faz o quinto encontro do ciclo de estudos Cartografias da Crítica, que debate o atual desenho dos estudos de crítica de mídia e de audiovisual. As discussões ocorrem das 14h às 17h, no auditório Freitas Nobre do CJE (Departamento de Jornalismo e Editoração) da ECA/USP, na avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, bloco A, Cidade Universitária, São Paulo.

Rodrigo Guimarães apresentará o o trabalho “A crítica ‘mundana’ de Edward Said”. A apresentação vai discutir o conceito de “mundanidade” da crítica literária segundo Said. O autor define mundanidade em dois eixos principais e inter-relacionadas: a mundanidade do crítico, e a mundanidade do texto. A referência principal de Edward Said para a apresentação é o livro “The World, the Text and the Critic”, para o qual há uma tradução em espanhol. Uma leitura de base indicada por Guimarães para a apresentação é o o texto de Aschcorft e Ahluwalia, “Edward Said” (Routledge, 2001).

Na sequência, teremos a apresentação da pesquisa realizada por Nara Lya Cabral em seu mestrado: “Mobilizações discursivas da categoria ‘politicamente correto’: um mapa dos sentidos que emergem no jornalismo”. Clique aqui e leia mais sobre a investigação, cuja dissertação final será defendida no dia 26.

As apresentações terão de 30 a 40 minutos e serão seguidas de debate.

cartaz-cartografias_baixa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s