‘Leituras do Jornalismo’ publica artigos de investigadores do MidiAto

homepageImage_pt_BRA quarta edição da revista “Leituras do Jornalismo”, do curso de Jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp, trouxe dois artigos de pesquisadores do MidiAto.

Mayra Rodrigues Gomes, professora da ECA-USP e uma das líderes do MidiAto, assina “Constância das Narrativas“. O texto empreende “um trajeto conceitual que parte das representações para correlacioná-las, como continuidade, às construções narrativas”. Para isso, a professora “mostra a natureza das representações em conjunto com a das narrativas como traço da dimensão simbólica”. No resumo, ela completa dizendo que:

paralelamente, ao colocarmos as propriedades cognitivas das representações e das narrativas, procuramos ressaltar a natureza comunicativa implicada. Com esse propósito, escolhemos, dentre a produção jornalística, matérias de capa sobre acontecimentos recentes e relevantes. Por meio destes, exemplificamos os conceitos enunciados no artigo, e justificamos nossa hipótese de trabalho sobre a extensiva presença das narrativas em nossas produções.

Mestre pela ECA/USP, Nara Lya Simões Caetano Cabral publica o texto “O Princípio da Liberdade de Expressão e o Jornalismo: da palavra impressa à imagem ao vivo e ao espetáculo”. O resumo do trabalho diz que:

Propomos uma revisão conceitual a fim de discutir o caráter histórico do conceito de liberdade de expressão e as diferentes modulações por ele sofridas com o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa, da palavra impressa à imagem ao vivo. Além disso, com base no conceito de “valor de gozo” proposto por Eugênio Bucci, refletimos sobre o caso do humor politicamente incorreto, de modo a compreender o funcionamento da indústria do imaginário na lógica do espetáculo e observar alguns dos limites que marcam, hoje, o debate sobre liberdade de expressão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s