Thiago Venanzoni apresenta texto em colóquio de filosofia e ficção

O diretor italiano Pier Paolo Pasolini

O investigador do MidiAto Thiago Siqueira Venanzoni, mestrando na ECA-USP e bolsista da Fapesp, participa nesta quinta (20) do VII Colóquio Internacional Filosofia e Ficção, que ocorre em Ouro Preto. O evento tem como tema “A Arte da Vingança” e trabalha com intersecções entre filosofia, psicanálise, literatura e outras formas de artes.

Venanzoni apresenta às 16h o trabalho “A violência divina dos vagalumes: o mal-estar e a vingança”. Leia abaixo o resumo do texto: 

O artigo articula o que o cineasta e poeta Pier Paolo Pasolini nomeou como vaga-lumes, e sua perspectiva política, dentro do registro da violência divina em Walter Benjamin, comentado por Slavoj Zizek — a entendemos aqui como aquilo que transcende o lugar dos discursos pregnantes. A compreensão se construirá mediada pela noção psicanalítica de mal-estar e como se estrutura processualmente um possível Acontecimento da vingança. A partir do comentário de Alain Badiou, nos parece, por fim, que seja o caso exemplar da encenação do Real do teatro em Brecht e sua relação com os lugares enunciativos que lhe colocaram em contato com o inominável e sua encenação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s