Rosana de Lima Soares publica artigo na Doc On-line sobre ‘novos realismos’

Realismos audiovisuais: visibilidades intertextuais em documentários televisivos” é o nome do artigo que Rosana de Lima Soares, uma das líderes do MidiAto e professora da ECA/USP, publicou na revista Doc On-line: Revista Digital de Cinema Documentário. O periódico é uma parceria entre a Universidade da Beira Interior (Portugal) e a Universidade Estadual de Campinas (Brasil).

O trabalha analisa o filme “Make Bradford British”, documentário televisivo8 que mescla elementos de grandes reportagens, programas de entrevistas e reality shows [veja trailer abaixo]. Leia o resumo:

 O artigo tem como objetivo o estudo de discursos das mídias de caráter realista a fim de estabelecer uma análise contrastiva entre eles. Buscaremos demonstrar que o estabelecimento das fronteiras entre fato e relato se faz no tensionamento dessas posições, alargando os limites entre “referencialidade” e “ficcionalidade” em narrativas audiovisuais, contribuindo para a reflexão sobre o estatuto da imagem na atualidade. Fatos e relatos colocam-se, assim, como estratégias complementares na organização desses discursos, embaralhando as fronteiras entre realidade e fabulação. Por meio da análise do documentário televisivo “Make Bradford British”, exibido pelo canal inglês Channel Four, exploramos a questão dos novos realismos presentes nos discursos das mídias a partir da observação dos modos de construção da representação de diferentes sujeitos nas mídias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s