Rumores lança edição 18, com dossiê sobre hibridização do imagético

cover_issue_8181_pt_BREstá no ar a edição 18 de “Rumores” – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias, uma publicação do MidiAto, voltada para a divulgação de artigos científicos e resenhas que contribuam para o debate sobre temas da comunicação, mídias e linguagem.

O novo número traz, além de artigos de tema livre, um dossiê sobre a “Hibridização das linguagens imagéticas”. São textos que revelam objetos situados em um ambiente híbrido, tanto no sentido de não marcarem campos de conhecimento estanques como de recusarem uma pureza de materialidades estéticas que os endossem.

A chamada de artigos para as próximas edições, em 2016, está aberta. A revista recebe submissões em fluxo contínuo, e as normas de envio estão no site www.usp.br/rumores.

Veja abaixo os textos da edição atual:

 

Editorial: Caminhos híbridos na criação midiática
Rosana Soares, Andrea Limberto

Dossiê

Materialidade televisiva e ambiência belle époque na minissérie Mad Maria: a lógica sensorial na minissérie como dilema
Solange Wajnman, Mariana Christina de Farias Tavares

A Marca Rio: o turismo nos documentários sobre a cidade
Ricardo Ferreira Freitas, Ana Teresa Gotardo, Cristina Nunes Sant’anna

The Voice: novas formas de participação e interação na segunda tela
Daiana Sigiliano, Gabriela Borges

 As vozes e o silêncio em Cartola, música para os olhos
Sérgio Puccini

Diálogo e ruptura: o processo da hibridação entre as linguagens na criação da microssérie Capitu
Graziela Soares Bianchi, Adriana Pierre Coca

A sedução de Império: surrealismo versus verossimilhança no viés da ficção televisiva
Robéria Nádia Araújo Nascimento

Artigos

Superfície da cidade: arte, cotidiano e política nas intervenções urbanas
Ana Karina de Carvalho Oliveira, Cláudia Graça da Fonseca, Angela Cristina Salgueiro Marques

Cidades visíveis: a esquina da experiência urbana com o jornalismo
Ana Cláudia Peres

Maré sitiada: o discurso midiático sobre a ocupação militar do Complexo da Maré
Renata da Silva Souza

A criatividade em jogo: paráfrase e polissemia no processo de produção do discurso publicitário
Fábio Hansen

A projeção especular da imagem do artista e o jogo de enunciação
Carolina Tomasi, Saulo Nogueira Schwartzmann

A utilização da Lei de Acesso à Informação pela imprensa: análise dos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo
Solano dos Santos Nascimento, Georgete Medleg Rodrigues, Luciana Kraemer

Comunicação, linguagem e consumo: uma análise de discurso nos limites da publicização
Frederico Jorge Tavares de Oliveira

A copa em tweets: análise comparativa do uso das hashtags #EstadaonaCopa e #BairristanaCopa
Gabriela da Silva Zago

Quem assinou o contrato com o Mídia Ninja?
Antônio Augusto Braighi

Narrativas transmídias e uma cosm(o)ética ativista e jornalística na “Copa do Brasil”
Gisella Meneguelli Sousa

Crítica melodramática e crítica suja: uma introdução
Thiago Ansel

Felicidade com vista para o mar: a construção discursiva do relacionamento amoroso na série 3 Teresas
Sílvia Góis Dantas

Demarcando fronteiras na tela da TV: as representações de alteridade na cobertura jornalística internacional
José Augusto Mendes Lobato

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s