Nara Scabin aborda o ‘politicamente correto’ na revista Parágrafo

cover_issue_48_pt_BRA sétima edição da Revista Parágrafo periódico do Mestrado Profissional em Jornalismo do Fiam-Faam,  traz artigo de Nara Lya Cabral Scabin, doutoranda na ECA-USP e pesquisadora do MidiAto.

O texto “Discursos circulantes no debate público sobre a categoria ‘politicamente correto’: argumentos em disputa” foi publicado na seção “Artigos Livres”. Leia abaixo o resumo:

Buscamos, neste artigo, analisar alguns dos principais argumentos em disputa no debate público sobre o politicamente correto no Brasil, com foco em suas regulações sobre a linguagem, discutindo se ele pode representar uma forma de censura e, ao mesmo, refletindo sobre seus avanços e limites no sentido de transformações em direção a uma realidade social mais democrática e justa. Nesse trajeto, procuramos refletir sobre a natureza discursiva do politicamente correto, com sua característica de gerar interdição, propondo que suas principais especificidades residem no caráter explícito das regras das interdições geradas e em sua constituição fundamentalmente política.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s