Imaginário e audiovisual são temas de Fernanda Budag na ‘Novos Olhares’

Once_upon_a_time_season_three_cast
Elenco da série televisiva’Once upon a time’, em foto de divulgação

Sobre imaginário, mitos e arquétipos: exercício aplicado à narrativa audiovisual. Esse é o artigo que Fernanda Elouise Budag, membro do MidiAto e professora na Fapcom (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação), publicou na última edição da revista “Novos Olhares”.

A revista, que se volta aos “estudos sobre práticas de recepção a produtos midiáticos” é uma publicação semestral online do Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP.

No trabalho, Fernanda traz discute o conceito de imaginário, assumindo a metodologia de estudo do imaginário, a mitocrítica (Durand, 1985) e a partir do objeto de estudo de seu doutoramento em curso na ECA/USP, a série “Once upon a time”. Abaixo, trecho do resumo:

[..] após introduzirmos a ordem imaginária e sua estruturação e explorarmos os preceitos da mitocrítica, apresentamos a série objeto de nosso estudo, Once upon a time, e propomos um exercício de aplicação da metodologia à série. Entendemos que a narrativa audiovisual promove imagens que interiorizamos, consistindo em fonte privilegiada para a construção de imaginários e, consequentemente, substrato pertinente para aplicação do método em questão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s