Cartografias da Crítica recebe Beth Saad e Augusto Lobato

Na próxima terça, 14, a professora da ECA/USP Elizabeth Nicolau Saad Corrêa participará do ciclo de estudos Cartografias da Crítica, promovido pelo MidiAto desde o início de 2015. A palestra tem como título “A pesquisa em ciências da comunicação na França: posicionamentos metodológicos e estado da arte” e acontece a partir das 14h, no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA/USP.

Nesse mesmo dia, José Augusto Mendes Lobato, doutorando na ECA/USP e membro do MidiAto, falará sobre “Consumo e vivência de alteridade no entretenimento factual televisivo: As representações do outro em ‘A Liga’ e ‘O Mundo Segundo os Brasileiros'”. Leia abaixo o resumo da apresentação:

O trabalho propõe uma investigação sobre os procedimentos de representação da alteridade na televisão contemporânea – mais especificamente, em produções que combinam gêneros documentais e jornalísticos a formatos como o reality show, traduzindo universos geográfica ou culturalmente distantes do telespectador. Para isso, são feitas reflexões teóricas sobre representações sociais, identidade e alteridade na linguagem e a configuração de novos realismos no ambiente televisivo. Para análise específica, elegemos seis episódios de dois programas – “A Liga” e “O Mundo Segundo os Brasileiros” –, a fim de compreender as estratégias adotadas para promover a vivência e o consumo da alteridade, tais como a ênfase testemunhal, a abertura à diversidade, a estética ficcionalizada e a estruturação de polos opositivos.

Os seminários recuperam os fundamentos teóricos sobre crítica, abordando suas diversas correntes teóricas, com o objetivo de debater sobre o atual desenho dos estudos de crítica de mídia e de audiovisual. Além disso, há apresentações sobre objetos de pesquisa estudados nos trabalhos acadêmicos associados ao grupo de estudos. A proposta destes encontros é sempre a de estimular o diálogo, numa dinâmica que privilegie justamente o embate crítico. Veja o calendário completo do ciclo de estudos aqui.

cartaz-cartografias_rebaixado_2016

Mais do que exercer o julgamento sobre produções midiáticas e audiovisuais, o MidiAto procura desenvolver um posicionamento crítico em relação a elas. Isso significa observá-las do ponto em que se hibridizam, se refazem ou se curvam, oferecendo-se a uma interpretação que pode ser contrastiva a partir de outros meios, suportes e teorias.

O desafio aberto, assim, para este ciclo de encontros é o de fundamentar este lugar entre meios, suportes e teorias que as atuais produções nos favorecem enxergar a partir dos percursos teóricos já trilhados por estudos tradicionalmente considerados críticos. E o lugar teórico dos estudos de linguagem e das práticas midiáticas é privilegiado para que se desenvolva profusamente tal abertura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s