Pesquisadores do MidiAto se apresentam na Compós 2016

banner_compos2016A 25ª edição do Encontro Nacional da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação), realizado em Goiânia (GO), em junho, teve a participação de três pesquisadores do MidiAto.

Felipe da Silva Polydoro, doutor pela ECA/USP, apresentou o paper no Grupo de Trabalho Cultura das Mídias, com o título de Realismo, verdade e política em vídeos amadores de acontecimentos. No texto, Polydoro se concentra “numa categoria específica dentro do vasto conjunto das imagens amadoras: os vídeos operados por pessoas ‘comuns’ que flagram um fato de grande importância, aqui chamados de vídeos amadores de acontecimentos”. O autor problematiza “alguns atributos aos quais essas imagens geralmente estão associadas: o efeito de verdade; o efeito de real calcado nos ruídos e na urgência das filmagens amadoras; e a hipótese de que contribuam para uma modificação significativa na política das imagens”. Uma das líderes do MidiAto, a professora da ECA/USP Rosana de Lima Soares, também participou do GT, com  a vice-coordenação.

No GT “Recepção: processos de interpretação, uso e consumo midiático”, Juliana Doretto, doutora pela Universidade Nova de Lisboa, trouxe o  artigo “‘Fala connosco!’: o jornalismo infantil e a participação das crianças, em Portugal e no Brasil”, no qual apresenta alguns dos resultados de sua tese de doutoramento. Doretto investigou se as crianças utilizam as novas tecnologias para interagir com os jornalistas que escrevem para elas, como forma de assegurar o que seria seu direito à representação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s