Eduardo Paschoal de Sousa assina artigo na Novos Olhares

cover_issue_8831_pt_BREduardo Paschoal de Sousa, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP, é autor de “Construção Ficcional e Fendas Documentais em Ventos de Agosto”, publicado na nova edição de “Novos Olhares”.

Voltada para os estudos sobre práticas de recepção a produtos midiáticos”, a revista é uma publicação semestral online do Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP.

Leia abaixo o resumo do artigo, que fala sobre o longa-metragem “Ventos de Agosto” (veja trailer abaixo):

 

Este artigo reflete sobre os vários planos narrativos no longa Ventos de Agosto (Gabriel Mascaro, 2014) e como a diegése ficcional é interrompida por imagens sensivelmente documentais, representando uma ruptura em sua cadência narrativa. Para isso, analisa algumas operações necessárias à ficção clássica em um discurso cinematográfico – como a figurativização, o apagamento do suporte e a criação diegética – e de que forma elas não se concretizam em muitos momentos do filme, em que há uma aproximação às características que tendem ao documental. Por fim, busca compreender a obra como um discurso híbrido, resultado de um entremeio narrativo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s