Na Espanha, pesquisadores debatem representações do mundo árabe

Mayra Rodrigues Gomes, uma das líderes do MidiAto, e o doutorando pelo PPGCOM-USP e também membro do grupo José Augusto Lobato, participaram da sessão Estudios del Discurso do V Congreso Iberoamericano de Comunicación (Confibercom), promovido por três universidades espanholas na cidade de Madri, de 4 a 8 de julho.

A dupla assina o trabalho “La Primavera Árabe y el encuadramiento del otro: La captura de la alteridad en la narrativa periodística brasileña”, cujo foco está em estudar as representações da onda de protestos que afetou 15 países do Norte da África e do Oriente Médio desde 2010 a partir de vestígios da cobertura jornalística internacional.

O texto segue referenciais dos estudos de linguagem e tem, entre os argumentos apresentados, o de que o termo “Primavera” é atribuído à série de eventos como parte do movimento de buscar compreender o outro a partir de referenciais prévios e familiares, resultando em um deslizamento de sentidos – como resultado das consequências negativas associadas à evolução dos protestos. São estudadas matérias e reportagens de quatro sites de notícias brasileiros (UOL/Grupo Folha, BBC Brasil, Opera Mundi e Carta Capital), a fim de mapear as estratégias discursivas relacionadas à conversão do outro no mesmo.

O artigo será disponibilizado em versão completa, em espanhol, nos anais eletrônicos do congresso. Para acessar, clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s