Leandro Carabet defende mestrado nesta sexta (21)

Nesta sexta (21), às 14h30, Leandro Carabet defende sua dissertação de mestrado intitulada “Embarquem(m) neste carrossel: atração, envolvimento e expansão na novela que uniu a família brasileira”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da USP.

A defesa ocorre na sala Egon Schaden, 1º andar, no prédio central da ECA/USP. Fazem parte da banca, além da professora orientadora, Rosana de Lima Soares, uma das líderes do MidiAto, os professores Eduardo Vicente, da ECA/USP, e Eliza Casadei, da ESPM/SP.

Veja abaixo o resumo da dissertação e um vídeo em que Carabet fala sobre a investigação:

Em 2012, a emissora SBT lançou no horário nobre da televisão aberta Carrossel, um remake de uma telenovela mexicana, com elenco majoritariamente infantil e o seguinte slogan: “Carrossel: a novela que vai unir a família brasileira”.

Após a estreia, os números da audiência surpreenderam, inclusive a própria emissora, e a novela teve seu número de capítulos esticado, dada a fidelização do público. Mesmo após o último capítulo da novela, os personagens da trama continuaram circulando pelas mídias em seriados, especiais de fim de ano, reprises, desenho animado e até dois filmes no cinema.

No contexto midiático em que vivemos, essa permanência de Carrossel no imaginário das pessoas e essa vida extra narrativa tão viva de seus personagens intrigam-nos por terem partido de um produto midiático aparentemente tão simples no formato. Assim, esta pesquisa propôs-se a investigar elementos que revelam por que Carrossel engajou tantos espectadores em torno de si.

Nossa pesquisa revelou que a novela trazia consigo uma proposta de inclusão presente desde a forma ampla como convocou o público, perpassando as especificidades do formato e do roteiro da obra, que permitiram diferentes níveis de envolvimento aos espectadores, chegando até à construção dos personagens e à sua mensagem central ao apresentar uma proposta inclusiva ao lidar com as diferenças sociais.

O curioso de se perceber é que muitos elementos centrais de Carrossel, sobretudo a temática da (re)união da família, expandiram-se não apenas para os demais produtos da marca, mas foi possível observar reverberações em outros produtos de mídia, até de outras emissoras.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s